Entenda os diferentes tipos de cadeira de rodas

Entenda os diferentes tipos de cadeira de rodas

Cadeira de Rodas Jan 18, 2019 14:58

Há vários tipos de cadeiras de rodas, desde aquelas comuns e motorizadas até aquelas em que se pode ficar de pé! Graças a Christopher Olsen, criador da cadeira de rodas universal, a primeira cadeira de rodas para todo tipo de terreno, omnidirecional e em escada, houve muitos avanços no campo da ciência da reabilitação, entendendo melhor as necessidades especiais daqueles que realmente precisam.

Uma cadeira de rodas não é somente um gasto ou algo leviano. Muito pelo contrário, ela é de extrema importância, seja para aquele que está somente passando por uma reabilitação, ou aquele que terá que passar a vida nela. Ela simboliza a liberdade e capacidade de movimentação da pessoa, e sua interação com o mundo, além da autoestima e capacidade de ser feliz mesmo em sua condição, não sendo impedida de viver seu dia-a-dia por causa de sua limitação. Existem vários tipos de cadeiras de rodas para atender públicos e necessidades diferentes, e entre todos esses tipos fica realmente complicado saber qual é a ideal. Mas agora, a AlugueMed trás para você e sua família esse conhecimento!

1 – Cadeira de Rodas Manual, sem auto locomoção, Cadeira de Rodas Dobrável em X ou Monobloco

Essas cadeiras de rodas são as mais comuns. Sem dúvida você já viu alguém em uma dessas, mesmo que somente a chamava de “Cadeira de Rodas”.

Essas cadeiras são para usuários que não possuem ou baixo comprometimento nos membros superiores, já que ela necessita de propulsão humana para se locomover, podendo também ter um cuidador que irá manobra-la através das manoplas encontradas na parte de trás, ou até aqueles que não tem coordenação ou algum impedimento de usarem as motorizadas. Ela exige pouco esforço do usuário e/ou do cuidador graças a forma como é desenvolvida, constituída de alumínio ou aço, ela se torna muito leve, e muitas vezes, mais do que as elétricas/motorizadas.

Elas tornam o cadeirante independente, dando a ele a liberdade de ir e vir, aumentando muito sua autoestima e felicidade.

A cadeira de rodas dobrável em X permite fazer exatamente o que o nome sugere, ao se compactarem, formam um “X”, podendo ter várias funções extras, como almofadas especiais e assento flexível, dentre muitos outros. Elas são mais aconselháveis para pessoas que não conseguem ter muita independência em seus movimentos, porque ela oferece estabilidade maior ao corpo do usuário, não sendo dependente do controle de troncos e membros e até mesmo da força.

As Cadeiras de Rodas Monobloco têm o formato de L, possuem maior estabilidade que a X, e sua estruturação é inteira. O encosto é dobrável sobre o assento, podendo ser guardada em diversos lugares, desde algum canto do quarto e até mesmo em porta-malas de carros, assim como a X. Ela é para pessoas que conseguem e buscam mais independência, não tendo muitas limitações que a atrapalhem. Ela é mais leve, compacta, prática e resistente, porém, como dito anteriormente, depende mais da necessidade do cadeirante e suas limitações.

Também são feitas as Cadeiras de Rodas sem autolocomoção, também feitas de aço ou alumínio, não permitem que o usuário se mova de forma independente, utilizadas geralmente por tetraplégicos, idosos, pessoas que precisam de monitoramento constante ou até aquelas que, por algum motivo, poderiam se machucar se pudessem agir de forma independente, ela se torna uma opção bastante necessária. Alguns modelos conseguem ser desmontados para serem transportados facilmente.

2 – Cadeiras de Rodas Motorizadas e Scooters

Essa cadeira de rodas, como o próprio nome diz, não exige força alguma do usuário. É indicada para pessoas que tem seus membros superiores comprometidos ou qualquer tipo de impedimento em relação a cadeira manual, ou até mesmo para grandes viagens em que seria muito difícil realizar na cadeira de rodas manual, não sendo recomendada quando o fisioterapeuta necessita que você precise exercitar seus membros superiores.

Com baterias recarregáveis em baixo do banco do usuário, em adição ao joystick montado sobre o descanso de braço ou de uma barra em frente do utilizador que controla o movimento da cadeira através da sucção de ar ou libertação deste, se tornam extremamente confortáveis e fáceis de utilizar. Podem se inclinar, reclinar, elevadores para assento, pernas e braços, essa cadeira é puro conforto. Claro que você pode controlar a velocidade, e todos seus comandos são suaves. Quanto maior a bateria, mais tempo ela irá durar, mas também aumenta seu peso. Há 3 tipos principais de bateria:

Celulares Molhados: São as mais leves, baratas e os riscos de queimar ou sobrecarregar são muito baixos. Seu maior impedimento, é que ela não pode ser transportada de modo aéreo, devido ao risco de vazamento.

Baterias de Células Gel: São mais pesadas que as molhadas, porém, não são limitadas quanto ao transporte aéreo, sendo aprovadas a tal, já que seu sistema contra vazamento é muito completo.

Baterias AGM: Baterias AGM (Absorbent Glass Mat), são as mais pesadas e com investimento maior. Também são adequadas para aviões e outros transportes aéreos, não há riscos de vazamento e são livres de manutenções.

Ao contrário das cadeiras manuais, muitas vezes as motorizadas são pesadas (não para o cadeirante, é claro) e difíceis de serem transportadas por veículos ou guardadas em lugares compactos, e é claro, exigem recarregamento de sua bateria.

As cadeiras motorizadas do tipo Scooters funcionam de forma parecida, exceto que, fora o design que se assemelha muito a uma lambreta, ela pode aumentar muito a autoestima e a forma como o cadeirante enxergará seu dia-a-dia. Com base na necessidade e preferência do cadeirante, elas se tornam uma opção bem viável para quem busca algo além da elétrica, e que claro, tenha coordenação o suficiente em seus membros superiores para poder esticar seu braço e conduzi-la, o que não é uma tarefa difícil.

Só temos que ter realmente cuidado na hora da escolha, porque a posição do cadeirante na condução pode ficar rígida ou desconfortável, sendo necessário ajustá-la para que ele possa desfrutar dessa bela cadeira de rodas!

3 – Cadeiras de Rodas Stand Up

São cadeiras de rodas que lhe permitem ficar na posição ortostática, ou seja, de pé! Mesmo com as dificuldades da vida, essa cadeira permitiu o impossível, permitindo o cadeirante a ficar em pé! Elas vêm como uma cadeira de rodas normal, porém, se erguem, permitindo o cadeirante ficar rosto a rosto com as pessoas, pegar o livro naquela estante alta, lhe dando total liberdade e muito mais autonomia. Além da melhora gigantesca na autoestima do cadeirante poder ficar em pé novamente, ela o ajuda de diversas formas! Por ficar de pé, faz com que seus músculos trabalhem, fortalecendo-os, ajudando até mesmo na reabilitação! Ajudam nas funções circulatórias, digestivas e respiratórias, prevenção da osteoporose por trabalhar nos membros inferiores, vascularização, ulcera de pressão, tônus e até mesmo problemas gastrointestinais! Existe tanto o modelo motorizado quanto o manual. Na minha opinião, é o melhor tipo de cadeira de rodas, pois faz o impossível ser impossível tornando o limitado muito livre!

Lembre-se: Caso tenha dúvidas, precise de aconselhamento, ou não saiba qual cadeira de rodas escolher, deve-se procurar seu profissional médico para saber qual é o mais recomendado a você, de acordo com suas proporções, necessidades e limitações. Claro que aqui na Aluguemed, temos todos esses tipos de cadeiras, com muitas opções de personalização, tudo para sua liberdade e conforto! Vamos agendar uma visita e escolher já sua independência!

Navegação

Início Sobre Produtos Blog Contato

Produtos

Scooters Elétricos Cadeiras de Rodas Cama Hospitalar Colchões e Almofadas Outros Produtos

"Seu limite é ir além"

Rua Espírito Santo, Nº 650, Loja 06 - Centro - Juiz de Fora

Telefone: (32) 3225-8123

Proibida a cópia total ou parcial deste site. AlugueMed © 2021 - Criação do Site por Revolution Tech