Dicas de Manutenção para Cadeira de Rodas

Dicas de Manutenção para Cadeira de Rodas

Cadeira de Rodas Feb 08, 2019 18:16

Assim como todo equipamento, seja eletrônico ou não, existe a forma correta de preservar para que o objeto dure mais. Como dito anteriormente, independente dos tipos de cadeiras de rodas existentes, é muito importante ter a manutenção correta de cada uma delas, e quem as tem, sabe que cada modelo tem que ser selecionado de forma individual para cada pessoa, porque a individualidade é muito importante. Ela é integrada na vida do usuário, ou seja, para a maioria das pessoas acabam sendo algo indispensável em sua vida.

Como elas são utilizadas, muitas vezes, diariamente, é normal que se ocorra desgaste e que com o tempo a cadeira apresente alguns problemas. Alguns uma pequena manutenção resolve, e algumas vezes precisa ser trocada. Isso é uma lógica universal, tudo tem sua vida útil, porém, há algo que acaba encurtando o tempo da cadeira de rodas. Chuva, uso inadequado, limpeza incorreta, exposição prolongada ao sol... Existem vários fatores que, se evitados, consegue-se prolongar, e muito a durabilidade do utensílio. Algumas dicas úteis de reparo, são:

  • Limpeza: Parece básico, mas as vezes é tão básico mesmo, que acaba sendo negligenciado ou feito de forma rápida demais e/ou com os produtos errados. Algo simples como um pano umedecido em álcool faz uma diferença enorme, eliminando as bactérias graças as propriedades do produto e acabando com a poeira. Isso, evita inclusive, ferrugem e outros males que acabam com a vida útil da cadeira. Inclusive, deve-se prestar bastante atenção nos eixos das rodas, já que é praticamente impossível andar com elas sem topar com algum tipo de sujeira que grude e acabe acumulando com o tempo, sendo a limpeza nesse ponto totalmente necessária.
  • Ambientes com sol e chuva: Claro que, muitas vezes, não se deve deixar de sair por conta do sol e da chuva (cuidado com insolação e viroses!), e as vezes, acabamos em situações em que está muito quente ou com chuva pesada. Mas como estamos falando sobre cadeiras de rodas, vamos manter o foco! Em sol intenso, a cadeira de rodas pode apresentar rachaduras, desgaste do revestimento da cadeira e fazer com que ela fique acabada com o tempo. Em chuva e umidade, com o tempo, o material pode acabar enferrujando (mesmo que seja feito em aço inox, ainda há um pequeno risco de isso acontecer, devido a falhas microscópicas no metal), e também, mesmo que ela tenha estofamento impermeável, pode ter uma falha ou outra, então o ideal é não arriscar. Sempre limpe seu equipamento após esses períodos.
  • Lubrificação: Assim como qualquer coisa hoje em dia que envolva mecanismos, sejam automáticos ou manuais, rodas e etc, precisam de lubrificação. Carros, motos, bicicletas, aviões... Cadeira de rodas também entram nessa lista. Articulações, rolamentos, garfos... Aproveite também para checar se não há nenhum parafuso folgado. Claro que não pode ser qualquer lubrificante, pois pode-se sujar ela e contribuir para a vida útil dela acabar mais cedo, e é bom ver como se deve fazer a lubrificação. Claro que tem casos a parte, em que a lubrificação já vem de fábrica e ela é até mesmo permanente. Há algumas cadeiras de rodas que possuem rolamentos blindados com proteção ZZ ou 2R, e dessa forma nunca perdem a lubrificação, a não ser por danos causados aos equipamentos.
  • Revestimento: Sempre que o revestimento apresentar danos, mesmo que simples, como cortes e rasgos, é necessário a troca, pois como todos sabemos, um furinho ou rasgo pequeno, acabam por se tornarem muito grandes em pouco tempo com o uso, ainda mais que é algo que se usa praticamente de modo diário.
  • Verificação de Freios e Folgas: Freios, essa com certeza é a parte mais crucial da cadeira. Ele pode salvar sua vida, e a de outros que estão trafegando pelo local. Nunca é recomendado sair com ela sem freio algum, preferindo que alguém faça o acompanhamento para que você possa ir até uma loja especializada para arrumar. Mas existem diferenças entre os freios da motorizada e da manual, que são:

Manual: Sempre verifique os freios antes daquela saída, mesmo que pareça meio chato, alguns segundos podem salvar sua vida inteira, e a de outras pessoas. O tipo de freio dessa cadeira é feito através do travamento do pneu, o apertando, por isso é importante estar atento a sua calibragem. Caso tenha algo de errado, como pneus vazios ou que a calibragem não tenha sido efetuada de maneira correta, o freio acaba se tornando ineficaz, e muitas vezes, completamente inutilizado.

Motorizada: Do mesmo modo que a manual, verificar os freios também, inspecionando-os e se certificar que estejam em bom funcionamento. Elas possuem um sistema de freio de estacionamento eletromagnético, que automaticamente é acionado quando se para o movimento com a cadeira, dessa forma não corre o risco de ela ir para frente ou para trás.

Sobre as folgas, é preciso verificar se todos os parafusos estão bem presos, se as porcas estão bem fechadas e que não há barulhos estranhos. Caso não consiga apertá-los ou resolver os barulhos que sua cadeira de rodas está fazendo, é altamente recomendável leva-la em uma assistência personalizada. Afinal, imagine sair de casa com ela e precisar de ajuda de um carro para voltar para casa porque ela parou de funcionar no meio do caminho?

  • Joystick: Caso sua cadeira de rodas a tenha, ele também merece uma atenção especial. Sendo parte das cadeiras de rodas motorizadas, sem eles, seria impossível a locomoção, por isso é importante cuidar deles. A coifa protege o equipamento de poeira, sujeira, água e ainda prolonga a vida útil do equipamento no seu manuseio diário. Caso a coifa rasgue, com o tempo a umidade, sujeira, e tudo que ela tem evitado, acabam com ele. Os componentes eletrônicos dela podem oxidar, a placa de circuito impresso, começam com um mal funcionamento, a até parando de funcionar permanentemente, que pode ser muito perigoso. Por isso, recomenda-se muito a troca imediata. E também possui o teclado do Joystick. Graças a ele que o joystick entende as sinalizações de uso. Caso ele perca a cola que o faz ficar junto do joystick, também é necessário, assim como a coifa, que se troque imediatamente, para que não entre sujeira e umidade dentro dela, porque isso pode fazer com que entre dentro do painel do joystick, fazendo com que seus componentes oxidem e estrague.

Enfim, seguindo essas dicas e tomando bastante cuidado com seu uso, sendo bastante atencioso e cauteloso com ela, pode ter certeza que ela vai durar muito mais tempo. A manutenção preventiva é o melhor tipo que existe, já que ele evita problemas que podem ocorrer no meio do seu importante percurso. Claro que, quando a vida útil dela estiver chegando ao fim, está na hora de investir em uma nova cadeira, já que com o tipo correto, você alcança a liberdade que o torna tão independente novamente!

Gostou da matéria? Conhece mais alguma dica que pode ajudar muito outras pessoas que também usam cadeira de rodas? Deixe sua opinião nos comentários e ajude outros cadeirantes!

Navegação

Início Sobre Produtos Blog Contato

Produtos

Scooters Elétricos Cadeiras de Rodas Cama Hospitalar Colchões e Almofadas Outros Produtos

"Seu limite é ir além"

Rua Espírito Santo, Nº 650, Loja 06 - Centro - Juiz de Fora

Telefone: (32) 3225-8123

Proibida a cópia total ou parcial deste site. AlugueMed © 2021 - Criação do Site por Revolution Tech